A Festa da Vinha e do Vinho de Borba , um dos mais emblemáticos certames do Alentejo, é candidata ao Prémio AURUM 2024, na categoria H – Festa que mantenha as tradições Vínicas e Gastronómicas.
A proposta foi feita pela Confraria de Enófilos do Alentejo, com o apoio do Município de Borba, e apresentada à Direção Portuguesa do CEUCO – Conselho Europeu de Confrarias, adianta a Autarquia de Borba em nota enviada à nossa redação.
A votação vai decorrer na Grécia (no Pireu), no próximo mês de novembro (8 a 10) , onde decorrerá o XXI Congresso Europeu de Confrarias Vínicas e Gastronómicas realizado pelo CEUCO – Conselho Europeu de Confrarias, onde se esperam confrarias e convidados dos oito países (Portugal, Espanha, Itália, França, Grécia, Bélgica, Hungria e Macau).
Os Prémios Excelência AURUM destinam-se a premiar o melhor na Europa, nas áreas dos vinhos e da Gastronomia. Distribuídos por dez categorias, entre as quais – Melhor Festa que mantenha as tradições vínicas e gastronómicas.
A Festa da Vinha e do Vinho é um evento com enorme história em Borba, no Alentejo e no país. Realiza-se há mais de 3 décadas de festa (desde 1991), apenas interrompidas pela pandemia. Em 2020 a Festa não se realizou devido ao período de confinamento vivido no país e no mundo.
Nascida da vontade do Município e do Turismo do Alentejo (à altura, Região de Turismo de Évora), a Festa da Vinha e do Vinho teve sempre o propósito de ser a grande mostra dos vinhos Alentejanos e da gastronomia, juntando entusiastas comuns e especialistas, em torno de um produto tão especial como o vinho, que desde a antiguidade clássica, das civilizações helénicas e romana, que é símbolo de festa, alegria e convívio.
Desde a primeira realização da Festa que são parceiros institucionais: o Turismo, a CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e a ATEVA – Associação dos Técnicos dos Viticultores do Alentejo.
Da parte do Município de Borba, a nossa grande festa é para manter e fazer crescer sempre, pois, a mesma dá a promover o melhor do concelho, chamando à cidade e ao concelho, nestes cinco dias de Festa (já foram nove) os visitantes nacionais e estrangeiros (em especial, os vizinhos espanhóis).
O Conselho Europeu de Confrarias (CEUCO), é uma organização europeia sem fins lucrativos, cuja finalidade é a promoção e a defesa dos produtos agroalimentares e gastronomia de qualidade, dos respetivos países da União Europeia, onde existam Confrarias ou Associações com os mesmos fins, mantendo o legado histórico dos costumes dos respetivos povos, comarcas ou regiões, valorizando os territórios para incremento do conhecimento do turismo, com a finalidade de evitar o desaparecimento de tradições em torno da cultura dos nossos vinhos e gastronomia, evitando igualmente, dentro possível, a globalização.