24.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Setembro 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Central Nuclear de Almaraz : Assoc. Zero altera posição e dá parecer favorável à construção de novo armazém

A Associação Ambientalista Zero alterou a sua posição e deu parecer favorável à construção de um novo armazém da Central Nuclear Espanhola de Almaraz, com o objetivo de servir de depósito temporário de resíduos muito radioativos.

Num comunicado hoje emitido, os ambientalistas justificam o volt-face considerando tratar-se de uma “tratar-se de uma infraestrutura necessária para o processo de desmantelamento da central.”

O processo de consulta pública para a construção deste armazém termina esta quinta-feira. As autoridades espanholas garantem não existir impato  sobre Portugal com a construção do novo armazém temporário individualizado (ATI), que ficará junto ao Rio Tejo e a uma distância aproximada de 100 km da fronteira.

Segundo os ambientalistas “apear do seu parecer favorável foram deixadas algumas “recomendações” nomeadamente de que “seja assegurada a minimização possível dos riscos que atividades que envolvem o manuseamento e armazenamento de resíduos resultantes do desmantelamento que uma central nuclear acarretam” assim como a realização de “inspeções técnicas à construção do armazém e o acompanhamento do processo por parte de Portugal, nomeadamente a Agência Portuguesa do Ambiente.”

Recorde-se que a Associação Ambientalista Zero estava contra a construção deste armazém por considerar que a sua edificação permitia a “extensão do período de laboração da central”. O seu desmantelamento é há muito defendido pelos ambientalistas.

A central nuclear de Almaraz, situada na província de Cáceres, está em funcionamento desde 1980. O seu desmantelamento é defendido pelos ambientalistas portugueses e espanhóis. Está previsto o encerramento de um dos seus reatores em 2027 e o segundo em 2028.

Populares