A DGArtes anunciou que vai apoiar 45 projetos artísticos, num total de 1 milhão de euros, projetos que irão evocar a liberdade e a cidadania, contribuindo para a reflexão sobre a relevância do 25 de Abril na construção da democracia no nosso país.
Já são conhecidos os resultados da 2.ª edição do concurso «Arte pela Democracia», promovido em parceria com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e dedicado à promoção de projetos artísticos que se enquadram nestas Comemorações.
Este ano, as iniciativas apoiadas são predominantemente nas áreas artísticas de cruzamento disciplinar (18), música e ópera (11), teatro (9) e artes visuais (7); nos domínios artísticos da criação (28), programação (9), circulação nacional (4); e ações estratégicas de mediação (3) e edição (1).
Os projetos abrangem todas as regiões do país: Norte (16), Grande Lisboa (10), Centro (9), Península de Setúbal (3), Alentejo (3), Oeste e Vale do Tejo (1), Algarve (1), Região Autónoma da Madeira (1) e Região Autónoma dos Açores(1).
Os projetos, explica a DGD “pretendem promover a interação entre gerações através da partilha das memórias daqueles que viveram em ditadura, estimular a participação da população mais jovem em atividades que promovam os valores da democracia, da cidadania e da igualdade, e incentivar o acesso às artes através de projetos inclusivos e plurais estão entre os objetivos mais importantes deste programa de apoio em parceria.”