Évora, 16 de setembro de 2024 – Os The GIFT, uma das maiores bandas portuguesas, subiu ao palco do Colégio do Espírito Santo, na Universidade de Évora, para um concerto especial em parceria com a Academia Alentejana.
O concerto faz parte da digressão que tem levado o mais recente álbum da banda, “Coral”, a vários teatros por todo o país, muitos deles com lotação esgotada.
Em entrevista à Rádio Campanário, a Banda fez um “balanço muito positivo” do concerto salientando “nós quando imaginámos tocar este álbum em património, ou seja trazer as canções deste disco aos mosteiros, praças, claustros históricos de Portugal, imaginámos sempre um cenário igual ao que encontrámos neste local.”
“Foi uma noite fantástica” adiantou ainda o Grupo que considera “ter sido das melhores noites desta digressão e saímos daqui muito contentes.”
“Coral” é um disco que desafia convenções, apresentando-se inicialmente rude, mas revelando suavidade e profundidade à medida que é compreendido. Inspirados pela riqueza patrimonial de Portugal, conta ainda com a participação de um coro clássico de 40 vozes.
Este novo trabalho discográfico “está a ser um sucesso e achamos que o está a ser porque a ideia das pessoas se sentarem num sítio para ver o concerto e serem surpreendidas pela música, agradou ao público em geral” adianta ainda um dos membros do Grupo.
Trata-se de um disso com uma sonoridade diferente, que junta vários tipos de música, cantada em Português, são os fatores chave para que já tenham ocorrido “cerca de 75 concertos em dois anos”.
“Coral” contempla dois estilos: o clássico, mas também uma vertente mais eletrónica, uma ponte feita pela voz de Sónia Tavares, vocalista da Banda. A Banda define os concertos deste disco “como uma ilha na vida dos The Gift; apesar de continuarmos a fazer os espetáculos normais gostamos deste tipo de concerto, desta elegância, desta cor, desta polifonia de vozes.”
A par do que a Banda está a realizar em termos de novos trabalhos musicais e promoção dos já existentes, os The Gift pretendem continuar a realizar este tipo de concertos, levando “Coral” por este país fora.
Texto: Ana Rocha
Entrevista/Fotos: João Cinza