Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que indicam um agravamento significativo do risco de incêndio rural, o Governo decidiu prolongar a Declaração da Situação de Alerta em todo o território continental. A decisão foi tomada pelos Ministros da Administração Interna, Defesa Nacional, Saúde, Infraestruturas e Habitação, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ambiente e Energia, e Agricultura e Pescas.
Este prolongamento da Situação de Alerta vigorará entre as 13:00 horas do dia 15 de setembro e as 23:59 horas do dia 19 de setembro. Mantêm-se em vigor todas as medidas anteriormente estabelecidas no Despacho n.º 10836-B/2024, publicado no Diário da República, n.º 178-A/2024, suplemento, 2.ª série, de 15 de setembro de 2024.
Adicionalmente, foram implementadas novas restrições, incluindo a proibição de trabalhos de colheita de culturas agrícolas com recurso a máquinas, como ceifeiras debulhadoras, bem como a suspensão das operações de exploração florestal, como corte, rechega e transporte de madeira, entre o pôr do sol e as 11h00.