8.2 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Arronches na rota oficial da 2.ª edição da Viagem pelo Clima

Decorreu no dia 18 de setembro, no Mosteiro Santa Maria do Mar, em Carcavelos, a cerimónia de lançamento da segunda edição da iniciativa Viagem pelo Clima, que contou com a participação do Município de Arronches, enquanto um dos oito municípios que constitui a iniciativa, assente na mobilização da sociedade em torno da transição climática.

João Crespo, Presidente da Câmara Municipal de Arronches, participou num dos painéis de debate da sessão, com o tema “Os desafios nos Municípios”, ao lado de representantes das Câmaras Municipais de Penafiel, Torres Vedras e Sesimbra, com mediação de Fátima Lopes, uma das embaixadoras da Viagem pelo Clima.

Na sua intervenção, o edil de Arronches sublinhou que, ainda que a população esteja cada vez mais consciente da urgência da transição climática, um dos principais desafios continua a ser a demonstração de comportamentos práticos para dar força a esta mudança altamente necessária. Para tal, o Município de Arronches tem vindo a implementar medidas mais sustentáveis nos espaços públicos, como a colocação de lâmpadas LED, painéis solares e redutores de caudal, para além da implementação de iniciativas como o projeto “Arronches +Eco”, que abrange um vasto leque de iniciativas com foco na sustentabilidade, “Arronches a Compostar”, já em curso no território.

A cerimónia marcou ainda o início da viagem para as três equipas (Água, Ar e Terra) que, durante 14 dias e com uma passagem por Arronches, são desafiadas a completar um percurso de norte a sul do país, da forma mais sustentável possível e, principalmente, com um impacto positivo nas comunidades.

A Viagem pelo Clima é uma iniciativa da Get2C e assenta na competição entre três equipas de quatro elementos que recorre a uma moeda fictícia, o “Clima, que monitoriza as escolhas dos participantes ao longo da competição através de cinco vetores de avaliação. Entre eles estão as emissões de CO2, o tempo percorrido, o consumo de água durante o desafio, o dinheiro gasto em euros e ainda o impacto social, que é o novo critério deste ano e que representará 70 por cento na avaliação final de desempenho.

O objetivo da viagem é gastar o menor número de climas possível e ultrapassar desafios, envolvendo e sensibilizando as comunidades, com a Rota da Sustentabilidade Municipal e ferramentas de cálculo de pegada de carbono para o comércio local e para a população.

A equipa vencedora será a que gastar menos “climas”, depois de avaliado o impacto positivo criado ao longo da viagem nas várias regiões e o percurso que for realizado da forma mais sustentável. O prémio para os vencedores será uma viagem ao Azerbeijão, onde a equipa terá oportunidade de participar na COP29, a conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas.

Populares