Elvas, 21 de setembro de 2024 – Tiveram início esta sexta-feira, em Elvas, as Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade . A Romaria de São Mateus, a mais antiga a sul do Tejo, vai decorrer até ao próximo dia 29 de setembro, no Parque da Piedade, contando com uma dimensão religiosa e profana.
A Rádio Campanário marcou presença no arranque desta Romaria, que este ano comemora 450 anos, e falou com o Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Comendador Rondão de Almeida.
A dimensão Religiosa
Um dos pontos altos destas Festas é a Procissão dos Pendões, uma procissão composta apenas por Pendões que representam a vida civil, religiosa e administrativa as paróquias, as associações, confrarias, freguesias, localidades do concelho, e também de concelhos vizinhos.
A procissão saiu à rua esta sexta-feira à tarde com milhares de pessoas nas ruas de Elvas numa forte expressão de fé e devoção ao Senhor Jesus da Piedade.
O Comendador Rondão de Almeida sublinha a este propósito “ estes pendões desfilam desde a Igreja da Sé até ao Santuário , acompanhados por cerca de 4 a 5 mil pessoas, que rumam a Elvas cheias de fé, num gesto de gratidão pelo que lhes foi concedido e pedindo que o Senhor Jesus da Piedade os continue a acompanhar vida fora.”
A Dimensão Profana
O Presidente da Câmara de Elvas considera que estas são “ das maiores festas na região” . Salienta “nas últimas três décadas tentámos modernizar o espaço onde decorre a Festa” lamentando contudo que nem tudo tivesse corrido como planeado e não tenha sido possível construir “um pavilhão de feiras e exposições.”
Ainda assim, frisa, “ foi criada Expo São Mateus , um espaço que nos dias de hoje atrai e chama muita gente a Elvas.”
O Edil adianta que na edição de 2024, o espaço “está dividido por áreas direcionadas para todas as faixas etárias: crianças , jovens e mais idosos, com uma vasta oferta de atividades.”
Um cartaz com grandes nomes da música prometem concertos memoráveis, artesanato, gastronomia e equipamentos de diversão, asseguram que por estes dias, opções não vão faltar nesta feira.
Investimento da Câmara Municipal de Elvas
Sobre o investimento concretizado na edição de 2024, Rondão de Almeida explica que “o investimento da Câmara é de 450 mil euros, investimento este que casa precisamente com o aniversário da Romaria – 450 anos”.
O Autarca evidenciou ainda “é um investimento grande mas a pensar em todos, em todas as faixas etárias” sublinhando o facto de a Feira ser “totalmente gratuita”.
A Romaria de São Mateus, uma referência nas Romarias do País, que atrai anualmente milhares de pessoas é o ex-libris da cidade de Elvas e uma das formas mais eficazes de promover e divulgar Elvas pelo mundo fora. Rondão de Almeida acredita por isso que “quanto mais estas festas forem valorizadas mais gente vem ao concelho .”