Elvas, 24 de setembro de 2024 – Foi inaugurada na tarde de segunda-feira, 23 de setembro, em Elvas, uma nova residência de estudantes, uma resposta para a comunidade estudantil que frequenta a Escola Superior de Biociências (ESBE).
O equipamento, localizado num edifício que anteriormente foi um lagar de azeite, resultou de um investimento superior a cinco milhões de euros, com 85% de comparticipação de fundos comunitários através do Alentejo 2020e o restante suportado pelo Município de Elvas.
A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Dr. Hélder Reis, em substituição do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial.
O Comendador Rondão de Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Elvas, em entrevista à Rádio Campanário sublinhou a importância desta infraestrutura para o concelho referindo “estou convencido que em termos de taxa de oferta para estudantes devemos ser dos concelhos mais evoluídos” realçando o total de 160 camas para estudantes universitários.
O Autarca realça ainda que “este tipo de investimento é um investimento que dá condições para que o nosso Instituto Politécnico de Portalegre possa evoluir” tendo em conta a maior oferta formativa da escola Superior de Biociências, localizada nesta cidade Alentejana.
Apesar da Câmara de Elvas ter assegurado nesta obra um investimento superior a 1 milhão de euros, Rondão de Almeida deixa duras críticas ao Governo. O presidente da Câmara não aceita que tenha que ser “o investimento municipal a resolver os problemas existentes, da responsabilidade do poder central”.
Em seu entender, “se o Alentejo quer alguma coisa tem que ser sempre o Alentejano a dar o primeiro passo e a contribuir” lamentando que “o poder local tenha que se substituir ao poder central.”
A criação desta nova infraestrutura gera mais 81 camas que a somar outras tantas já existentes perfazem um total de 160 camas para estudantes em duas residências. Um passo importante para resolver um dos problemas transversais em todo o País e que coloca grandes problemas aos estudantes do Ensino Superior.