23.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Setembro 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Fundação Eugénio de Almeida acolhe concerto do Coro Nacional Ucraniano de Banduristas

No próximo dia 30 de setembro, pelas 20h00, a Fundação Eugénio de Almeida acolhe no Páteo de S. Miguel um concerto do Coro Nacional Masculino de Banduristas da Ucrânia.

O Coro Nacional de Banduristas é uma das mais importantes formações artísticas da Ucrânia, reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho na preservação e divulgação da música tradicional ucraniana. Este grupo tem a particularidade de tocar a bandura, um instrumento único de 60 cordas, típico da cultura ucraniana, oferecendo um espetáculo magnifico de relevante significado cultural.

Este concerto, intitulado na digressão internacional “Com a Ucrânia no Coração”, surge como uma manifestação de solidariedade e de reforço da identidade cultural, particularmente junto da comunidade ucraniana dispersa na europa em resultado do atual contexto de guerra. A entrada será gratuita, convidando o Coro Nacional a que os presentes contribuam com donativos a favor da comunidade ucraniana afetada pela guerra.

Recorde-se que a Fundação Eugénio de Almeida desenvolve, desde 2022, um Programa de Apoio à Comunidade Ucraniana em Évora, o qual se constitui por um conjunto de iniciativas de apoio ao acolhimento, inclusão e integração social de refugiados da guerra na Ucrânia.

Ao longo dos últimos dois anos, a Fundação promoveu sessões de Conversação em Português, visitas culturais ao património e instituições da cidade, sessões de cinema em ucraniano, uma mostra de artesanato e exposição fotográfica, entre outras iniciativas de natureza social e cultural. Este programa conta com a colaboração de uma equipa de Voluntários, portugueses e ucranianos, que assumem um papel fundamental no suporte às atividades desenvolvidas, facilitando o acolhimento e integração social de refugiados.

Através destas ações, a Fundação Eugénio de Almeida reafirma o seu compromisso de acolhimento e apoio, criando oportunidades de encontro e solidariedade, promovendo a cultura como uma forma de aproximação e de união entre os povos.

Populares