A DE-CIX, operadora líder mundial de Internet Exchange , oferece agora os seus serviços de interconexão e cloud no SINES Data Center, o maior campus de data center da Europa com 1,2 GW de capacidade de rede de TI segura em Portugal.
Em comunicado a empresa refere que “este novo Ponto de Presença (PoP) nas instalações portadoras neutras, desenvolvido pela Start Campus, marca uma expansão significativa da presença da DE-CIX em Portugal: a extensão da plataforma distribuída DE-CIX em Lisboa para Sines apoiará a digitalização para empresas locais, fornecendo acesso a interconexão de alto desempenho e conectividade em nuvem, bem como capacitar os clientes atuais e futuros da DE-CIX com maior diversidade geográfica e maior resiliência e desempenho de rede.”
A empresa, considerada a “gigante da internet”, adianta ainda que “estrategicamente posicionado no extremo sudoeste da Europa, Sines está a emergir como um importante centro de conectividade intercontinental” evidenciando que Sines “está posicionada para se tornar um ponto de troca vital para o tráfego de dados que atravessa e ao longo do Atlântico e além. Nos próximos anos, vários cabos anunciados e planeados irão melhorar ainda mais a conectividade direta de Sines à América do Norte, Sul da Europa, África e Médio Oriente, solidificando o seu papel como portal digital global.”
Theresa Bobis, Diretora Regional do Sul da Europa da DE-CIX. Congratula-se com o facto da empresa ter chegado ao data Center sublinhando que “Sines está prestes a tornar-se um centro crucial para múltiplos sistemas submarinos que interligam e servem o Sul da Europa, com maior alcance a África e outros mercados europeus, incluindo a América do Norte e do Sul. Expandir a nossa presença no Sul da Europa para Sines melhora a conectividade para Portugal e mais além.”
Já o CEO da Start Campus, Robert Dunn, considera que a entrada desta empresa no Data Center “é um marco significativo e um testemunho da crescente importância de Sines como centro de conectividade. Destaca que o centro de gravidade dos dados está a mover-se mais para sul na Europa”.
“Agora os clientes poderão ter acesso à operadora neutra de Internet Exchange líder mundial e ao maior ecossistema de interconexão em nossas instalações, garantindo que o tráfego local permaneça local e que os dados globais sejam roteados de forma mais eficiente. Esta parceria exemplifica nossa missão de promover uma rede robusta e de alta densidade. ecossistema digital dentro e ao redor do nosso data center” salientou ainda.