12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora: “é essencial sensibilizar o poder público para a necessidade de olhar para as Misericórdias ” diz Vogal do Secretariado da UMP

Évora, 28 de setembro de 2024– A cidade de Évora recebeu esta sexta-feira, na Igreja da Misericórdia , a 13ª edição do “Dia do Património das Misericórdias”, promovido pelas União das Misericórdias Portuguesas., em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Évora.

A iniciativa , que já se realiza há treze anos, pretende valorizar a importância do património das Misericórdias na sociedade portuguesa e na história de Portugal.

A sessão de abertura da iniciativa foi presidida pela Secretária de Estado da Cultura, Maria de Lurdes Craveiro, contando ainda com a presença do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Évora, Francisco Lopes Figueira, do Vogal do Secretáriado Nacional da União das Misericórdias Portuguesas, Nuno Reis e o Padre Mário Vieira, em representação do Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.

Nuno Reis, do Secretariado Nacional da UMP, em declarações à Rádio Campanário realçou a importância deste tipo de iniciativas e alertou para os desafios que as Instituições encontram nesta área referindo “são desafios muito grandes pois é necessário manter toda uma parafernália de respostas sociais, de respostas na área da saúde em todas as atividades e vertentes em que as Misericórdias todos os dias fazem a diferença na vida das pessoas e há também um dever de preservar, de reabilitar e dar a conhecer todo um património pentasecular que muitas vezes necessita de intervenção e meios de financiamento .”

O membro do Secretariado considera ser importante que “as Misericórdias , no seu conjunto, possam ter espaços para partilhar o seu conhecimento , as suas experiências e as suas dificuldades e preocupações.” Entende que estas iniciativas servem ainda para sensibilizar “ os poderes públicos para a necessidade de olharem para as Misericórdias e para a sua vertente cultural.”

O evento, que já percorreu vários pontos do país, realizou-se este ano em Évora. Sobre o Alentejo Nuno Reis destaca “a importância de descentralizar este tipo de ações” acrescentando quea mesma já percorreu todos os distritos de Portugal .

As Misericórdias Portuguesas têm atualmente mais de 1.000 imóveis de interesse arquitetónico, um total de 82 museus e núcleos museológicos e mais de 40.000 peças que integram o inventário do património móvel. A sua importância no território nacional , que vai hoje muito além da vertente social, faz com que estas Instituições sejam parte integrante da História do nosso País.

Pode ler também Sec. de Estado da Cultura em Évora “celebrar o Património das Misericórdias é reconhecer e valorizar a sua história”(c/fotos)

Populares