14.8 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Arte de trabalhar o papel “embeleza” Lisboa. Estão apresentadas as Ruas Floridas de Redondo 2025

O Município de Redondo apresentou este sábado, em Lisboa, a edição de 2025 das Ruas Floridas de Redondo, um dos eventos mais emblemáticos do Alentejo e o maior certame do concelho, no próximo dia 28 de setembro em Lisboa.

As Ruas floridas de 2025 , a decorrer de 02 a 10 de agosto , prometem, como sempre, atrair a esta Vila Alentejana milhares de pessoas para testemunhar a arte de trabalhar o papel que coloca os redondenses na boca do mundo.A cerimónia de apresentação realizou-se na Casa do Alentejo e contou com a presença de David Galego, Presidente da Câmara Municipal de Redondo, e restante executivo assim como José Manuel Santos, Presidente da Entidade regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e Ana Paula Amendoeira, Vice-Presidente da CCDR Alentejo, entre outras entidades.

Uma Rua móvel está  exposta no Rossio permitindo assim a todos os que passam nesta zona perceber a genuinidade desta arte alentejana, uma iniciativa que tem gerado muita curiosidade por parte dos inúmeros turistas que por ali circulam.

As Ruas Floridas, tradição de Redondo, surgiu em 1838 quando se registaram os primeiros ornamentos em papel,  e quando os populares começaram,  de forma tímida,  a engalanar as portas e janelas por ocasião das festas em honra de Nossa Senhora de ao Pé da Cruz.

Esta manifestação cultural conseguiu afirmar-se, e é hoje uma das tradições com mais notoriedade a nível nacional, cuja organização envolve centenas de habitantes locais que dão as mãos à criatividade, fazendo jus a um trabalho que é arte pura. Com o regresso destas tradicionais festas, espera-se que largos, travessas, ruas, jardins e praças voltem a estar decorados com um “mar” de papel, onde se mergulha nas cores do arco-íris para exibirem, orgulhosamente, a tradição mais tradicional do Concelho de Redondo, engalado com o amor e a entrega que as gentes que cá moram lhe dedicam.

Fotos: Presidente da ERT Alentejo e Ribatejo

Populares