O concurso para construção do Bloco de Rega de Moura “deverá avançar nas próximas semanas” e contará com um investimento do Governo de cerca de 15 milhões de euros. A informação foi avançada pelo Ministro da Agricultura e das pescas, José Manuel Fernandes, na sessão de comemoração dos 70 anos da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos.
De acordo com o Governante, este Bloco de rega, que vai abranger uma área de 1200 hectares de regadio, estará pronto para a campanha de 2026.
No que diz respeito ao Bloco de Póvoa/Amareleja, também no concelho de Moura, com uma área de 6.300 hectares, as perspetivas, de acordo com o Ministro, apontam para que a fase de elaboração do projeto avance também nas próximas semanas. Considerando a não existência de projeto, neste último caso, José Manuel Fernandes sublinhou não ser ainda possível saber o montante de investimento, avança a RTP.
José Duarte, Presidente da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, após o anúncio feito pelo Ministro da Agricultura, destacou que tendo em conta os anúncios sucessivos que vêm sendo feitos, os olivicultores consideram ser como “São Tomé, é preciso ver para crer”, realçando a importância de serem criadas infraestruturas adequadas para se conseguir fixar os jovens no território, incentivando-os para o setor da agricultura e isso só é possível com água.