Segunda-feira, 30 de setembro de 2024 – Arrancou esta segunda-feira, o ano letivo 2024/25 da Universidade Sénior Padre Joaquim Espanca, em Vila Viçosa. A cerimónia de abertura foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Dr. Inácio Esperança, e a representante da Universidade Popular Túlio Espanca, Drª Lurdes Bravo Nico.
O Presidente da Autarquia Calipolense, em declarações à Rádio Campanário, começou por nos referir que, na edição deste ano, estão “inscritos 37 alunos” com a perspetiva de poder aumentar para os 40 alunos.
O Autarca considera tratar-se de “um número bom para uma Universidade que tem crescido em número de alunos e em número de atividades” destacando as parcerias existentes com a Fundação Unitate, com a Associação Vivv e com a fundação da Casa de Bragança para além da Universidade Túlio Espanca.
O Presidente da Câmara Municipal adiantou ainda a existência de uma parceria com o CLDS 5ª geração que vai arrancar em janeiro uma vez que um dos eixos existentes é o envelhecimento ativo. “Temos todas as condições para um bom ano letivo” acrescentou ainda o Edil.
Beatriz Borrões, Coordenadora da Universidade Sénior Padre Joaquim Espanca em Vila Viçosa, em declarações à Rádio Campanário realçou “a importância das parcerias agora firmadas” porque permitem aos séniores acesso a novas atividades e novas informações.
Congratula-se com o facto de poder dirigir, pelo segundo ano consecutivo, esta Universidade. O balanço do ano letivo anterior foi muito positivo e a expetativa para este ano aumentou face “à existência de mais alunos e acima de tudo, ao facto de termos alunos novos.”
A oferta formativa é extensa e com áreas que despoletam muito interesse junto da comunidade sénior, áreas que passam pela expressão musical, história, arte e cultura, artes plásticas, entre outras.