5.4 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Janeiro 2, 2025

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Monumento evocativo ao Cante Alentejano poderá “erguer-se” na cidade de Évora

Comemoram-se este ano os 10 anos da classificação do Cante Alentejano como Património Mundial da Unesco. A data tem sido assinalada um pouco por todo o país sucedendo-se o número de iniciativas que pretendem acima de tudo homenagear o cante Alentejano, uma das expressões culturais mais identitárias da Região.

Em Évora, por forma a assinalar o 10º ano desta classificação que levou o cante Alentejano ao mundo, pode vir a ser edificado, no espaço público, um monumento evocativo ao Cante Alentejano. A proposta foi apresentada pelo grupo de eleitos do PSD/CDS-PP, no passado dia 27 de Setembro, na Assembleia Municipal de Évora, tendo sido aprovada por unanimidade.

Assim, “a Assembleia Municipal de Évora, saudando todos quantos, ao longo de gerações o preservaram, e hoje o mantém vivo como manifestação cultural profunda do percurso histórico e da identidade do Povo do Alentejo recomenda à Câmara Municipal de Évora que, para assinalar esta efeméride, seja edificado em local público de destaque um monumento evocativo do cante alentejano, como forma de homenagem a esta manifestação cultural. ”     

Recorde-se que a 27 de Novembro de 2014, o Povo do Alentejo viveu um dia ímpar de reconhecimento e afirmação internacional da sua vivência cultural secular, tendo a UNESCO declarado o Cante Alentejano, Património Cultural Imaterial da Humanidade.


Populares