“Já precisávamos desta bicicleta há algum tempo. Vamos, finalmente, ter boas condições para poder competir lá fora na parte do contrarrelógio, que é uma das minhas especialidades e de que gosto muito”. Foi esta a reação do campeão do Mundo, André Soares, de Estremoz, após ouvir o presidente da Câmara garantir que a autarquia o irá apoiar na aquisição do novo equipamento.
Foi um dos momentos mais marcantes da Gala de Desporto de Estremoz que teve lugar este sábado, no Teatro Bernardim Ribeiro, onde André Soares, o jovem de 25 anos, que conquistou o “ouro” no Campeonato do Mundo de Ciclismo para Surdos, na Polónia, foi um dos premiados, tendo recebido um abraço especial do autarca José Daniel Sádio.
“Mais do que é a excelência do que ele faz em cima da sua bicicleta, é campeão do Mundo na atitude, resiliência e na humildade. Contra tudo e contra todos, foi lá fora e venceu um mundial “, assinalou o presidente do Município. “Estremoz tem muito orgulho em ti e temos tudo para te apoiar. Sim, vais ter apoio para a tua nova bicicleta. Sim, em Estremoz nada te vai faltar”, enfatizou o autarca.
E o que poderá representar esta nova “máquina” rumo ao futuro? “Poderemos garantir um melhor resultado, porque isto é a peça fundamental. Tenho que agradecer ao Município de Estremoz que se mostrou muito interessado em me ajudar”, referiu, assumindo que a “responsabilidade também aumenta”.
A segunda Gala do Desporto de Estremoz premiou as equipas, associações ou entidades do concelho, assim como os seus atletas, além dos atletas estremocenses que se tenham sagrado campeões distritais ou regionais, em representação do concelho, ou que tenham obtido um dos três primeiros lugares, a nível nacional, nas várias modalidades desportivas na época 2023/2024.
Foram também entregues dois louvores: Grave Costa, antigo treinador de andebol no Grupo Desportivo Santiago, recebeu o louvor individual, enquanto a equipa de hóquei em patins do Clube de Futebol de Estremoz, que na época de 1975/76 se sagrou campeã da II Divisão, foi galardoada com o louvor coletivo.