A Fundação Galp lançou esta segunda-feira, dia 7 de outubro, a quinta edição da iniciativa “Todos os Passos Contam”, um projeto criado em 2021 com a ambição de apoiar famílias em situação de carência alimentar identificadas pela Rede de Emergência Alimentar.
A iniciativa que tem como objetivo para este ano voltar a alcançar um milhão de quilómetros percorridos para os materializar na oferta de 1 milhão de refeições, estimula a promoção da atividade física e da consciencialização para a importância da adoção de um estilo de vida saudável. Este movimento solidário da Fundação Galp já angariou 3,2 milhões de refeições nas edições anteriores.
A edição de 2024 é reforçada com o envolvimento cívico de parceiros socais e desportivos das comunidades onde a Galp desenvolve as suas operações. No Alentejo, juntam-se ao movimento: Odemira – Associação de Solidariedade Social Nossa Senhora do Mar; Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de São Teotónio; e TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira, Ourique – Associação Nova Terra. e Santiago do Cacém e Sines – Atlético Basquete Clube de Santo André; Juventude Atlético Clube; Kotas Bike Team, Secção de Triatlo do Vasco da Gama; e Vasco da Gama Atlético Clube.
A campanha deste ano decorre até ao dia 8 de dezembro e reforça a ideia de que “todos os passos contam”. Ou seja, além das caminhadas, corridas ou passeios de bicicleta, podem ser também somados os quilómetros na prática de desportos como futebol, andebol, padel ou dança, por exemplo. Ou os quilómetros percorridos em simples deslocações como a ida ao supermercado ou ao cinema.
O envolvimento nesta iniciativa é muito simples: basta partilhar um print screen do registo de cada atividade, com o número de quilómetros percorridos visível, no site todosospassoscontam.galp.com.
Recorde-se que os 3,2 milhões de refeições angariadas nas quatro edições anteriores permitiram apoiar mais de 6 mil instituições através dos 21 Bancos Alimentares de Portugal continental e ilhas. Este contributo só foi possível pelos mais de 257 mil participantes em todo o país que já aderiram a esta iniciativa solidária.