13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Outubro 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Apaixonei-me pelo Alentejo”: O testemunho do Geólogo que em 1958 resolveu problema de abastecimento de água em V. Viçosa

Bernardo Reis, atual Provedor da Santa casa da Misericórdia de Braga, é Geólogo de Formação e foi um dos primeiros Hidrogeólogos portugueses. Apesar de toda a vida ter vivido no Norte do País, Bernardo Reis nutre hoje um carinho muito especial pela região Alentejo e em particular pelo Povo Alentejano, uma admiração que surgiu, sem esperar, há 66 anos atrás.

Corria o ano de 1958 e Vila Viçosa atravessava um “gravíssimo” problema de abastecimento de água. À data, o Geólogo Bernardo Reis , juntamente com outros Hidrogeólogos, percorreram o País para resolverem os diversos problemas que existiam nesta área. Bernardo Reis foi “destacado” para o Alentejo, para, entre outros locais , solucionar o problema que existia no abastecimento de água, em Vila Viçosa.

À margem do Dia do Património das Misericórdias, realizado recentemente em Évora, a Rádio Campanário teve o privilégio de ouvir o testemunho do homem que, há 66 anos atrás, encontrou a solução para o problema que afetava grandemente a população.

Bernardo Reis, juntamente com os restantes colegas, concluíram a missão que lhes tinha sido confiada “com sucesso”, valendo-lhe um reconhecimento profisiional que haveria de abrir portas na sua carreira, mas que acima de tudo o fez ganhar uma forte ligação ao Alentejo e às suas gentes.

Com um brilho nos olhos e a emoção na voz confidencia-nos “guardo muito boas memórias desse tempo; gosto muito do Povo Alentejano, pela sua maneira de ser e de estar”.

No seu vasto e importante currículo profissional, Bernardo Reis, soma momentos em que fez sempre parte da solução em problemas que, após estarem resolvidos, em muito contribuíram para o bem estar e qualidade de vida das populações. É esta missão, de pensar no próximo e no seu bem-estar, que o continua a mover nos dias de hoje, um desígnio que concretiza dia após dia, na Misericórdia de Braga, à qual preside há mais de duas décadas.

Populares