As tradicionais Festas de Santa Cruz, ícone da religiosidade popular que acontecem anualmente na Aldeia da Venda, concelho de Alandroal.
O anúncio foi feito pelo Centro Cultural e Recreativo desta localidade. A votação está a decorrer na página oficial dos Prémios Mais Alentejo.
O Centro Recreativo , numa nota divulgada refere “é já sem dúvida um grande reconhecimento estarmos nomeados, pelo trabalho realizado em prol da nossa tradição ao longo dos anos, mas claro que será ótimo se conseguirmos trazer o prémio para a nossa terra” apelando assim ao voto de todos.
A votação decorre até dia 3 de novembro. Recorde-se que para a categoria Mais Tradição, que tem como objetivo enaltecer as iniciativas que, em terras de todo o -se que Alentejo, privilegiam costumes históricos, os cinco nomeados têm um percurso que vem de longe, a saber: as Festas da Santa Cruz, na Aldeia da Venda, Alandroal, ícone da religiosidade popular, as Festas dos Capuchos, em Vila Viçosa, realizadas desde 1863, um símbolo da identidade calipolense, a Olaria de S. Pedro do Corval, Reguengos de Monsaraz, o maior centro oleiro do nosso país cuja origem remonta ao período pré-histórico, o Santuário de Nossa Senhora de Aires, em Viana do Alentejo, edificado em 1743, local anual de famosa festa e romaria, a Sociedade Bejense, a mais antiga da capital do Baixo Alentejo, com fortes pergaminhos aristocráticos.
Foto :Centro de Cultura e Recreio da Aldeia da Venda