15.9 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Outubro 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejano José Geadas “nunca nos devemos esquecer das nossas raízes, é sinal de honestidade”

Tem apenas 26 anos de idade e o seu nome é já um dos maiores no Fado em Portugal.
Vencedor da Grande Noite do Fado aos 9 anos e a partir daí presença regular em casas de fado e festivais, o Alentejano, natural de São Tiago Rio de Moinhos, estreou-se nas lides discográficas aos 26 anos, com “Outros Amores.”

O seu primeiro disco, composto por 12 fados, tem estado a ser promovido pelo jovem artista. José Geadas, que participou este sábado na noite de fados organizada pelo Grupo de Teatro de Amadores de Vila Viçosa, em entrevista à Rádio Campanário, falou como está a ser a aceitação do público a este trabalho evidenciando que a sua divulgação tem estado a “correr muito bem” anunciando os espetáculos que vai realizar nos próximos meses.

Com atuações já concretizadas além-fronteiras, José Geadas atuou muito recentemente em Nova Iorque e brevemente vai estar nas Canárias. O fadista alentejano destaca que no estrangeiro há dois tipos de público “os países onde é raro ver um português, mas onde a cultura está muito enraizada e um outro público onde estão as comunidades portuguesas e aí os artistas portugueses são recebidos de forma incrível.”

Com uma carreira em ascensão, José Geadas considera “nunca nos devemos esquecer de onde vimos e quais as nossas raízes, isso é sinal de verticalidade e honestidade e reflete-se na música que faço.”

O fadista já está a preparar a tournée de 2025 e prevê dentro de um a dois anos lançar um novo trabalho discográfico.

O Fado, canção que reflete a Alma Portuguesa, continua a conquistar o público em Portugal e no estrangeiro. A saudade e emoção, expressada através dos acordes das guitarras, sentimentos tipicamente portugueses, continuam a levar o nome de Portugal por este mundo fora. As novas vozes do fado, fruto de uma nova geração que se deixou encantar pela tradição de outrora, têm sido determinantes neste percurso de promoção e valorização do que de melhor se faz no nosso país.

Populares