12 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo é pioneiro: Évora prepara Plano de Acolhimento Turístico em prol da arte de “bem receber”

O Alentejo prepara-se para, em 2027, acolher milhares de turistas no âmbito de Évora- Capital Europeia da Cultura 27, um título que foi conquistado pela cidade Património Mundial da Unesco em 2022.

A Capital Europeia da Cultura, iniciativa da União Europeia, tem por objetivo promover uma cidade da Europa pelo período de um ano. Dessa forma, a cidade nomeada tem a oportunidade de mostrar a todos seu estilo de vida e desenvolvimento cultural.

A candidatura de Évora à Capital Europeia da Cultura foi anunciada em 2017 e, desde então, mobilizou, em torno deste projeto, todo o território do Alentejo tendo em conta o grande impacto cultural, econômico, social e turístico que o mesmo irá gerar para a região.

Para que este projeto se traduza no sucesso por todos desejado, a Câmara de Évora prepara agora o Plano de Acolhimento Turístico, um plano que se pretende para Évora em 2027 mas também para os anos seguintes, tal como adiantou à Rádio Campanário Carlos Pinto de Sá, Presidente do Município. O Autarca destaca que “o plano está a ser coordenado pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo” e a primeira versão, já elaborada, vai ser apresentada à Associação Évora_27 e à Câmara Municipal.

O Edil considera que se trata de um plano “decisivo para ordenar e acolher bem o turista e deixar uma reflexão sobre o que terá que ser alterado na cidade”.

O Plano de Acolhimento Turístico é uma iniciativa pioneira pois é a primeira vez que uma Capital europeia da Cultura propõe um plano desta natureza, “motivo de orgulho” para o Presidente da Câmara de Évora.

Inspirada no “vagar” Alentejano, Évora é a quarta cidade portuguesa na história a alcançar o título: Lisboa em 1994, Porto em 2001 e Guimarães em 2012, um feito que irá contribuir para o desenvolvimento da região.

Populares