São Martinho foi um cavaleiro, um monge e um santo. É capaz de trazer o verão ao outono e, graças a ele, todos os anos comemos castanhas. Esta é a história por trás do Dia de São Martinho, que se celebra a 11 de novembro, um momento que habitualmente é celebrado pela comunidade escolar do concelho de Vila Viçosa.
No Largo D. João IV, esta manhã, foram muitas as crianças que numa iniciativa realizada pela Câmara Municipal, em parceria com o Agrupamento de Escolas, aproveitaram do bom tempo que se faz sentir e comeram castanhas assadas.
A iniciativa pretende ainda dar asas à criatividade dos mais pequenos tal como nos explicou a Vereadora da Autarquia Calipolense, Mónica Lobo, que referiu a importância dos mais novos aprenderem as tradições e participarem na sua preservação.
“é mais um dia de convívio, de animação, puxando ainda pela criatividade destas crianças pois forma desafiados a trazerem, cada uma delas, o seu cartucho decorado” referiu a Autarca.
A iniciativa, que abrange no total, entre sede e freguesias, um total de cerca de 500 crianças, num evento que prima acima de tudo por estimular o convívio entre os mais novos.