Decorreu no passado sábado, 9 de novembro, no Casino do Estoril, a gala dos Prémios Mais Alentejo, XXII Edição , promovida pela Revista Mais Alentejo e que pretende promover o que de melhor se faz na região.
Foram entregues várias distinções, nomeadamente em 18 categorias distribuídas por vários sectores . Os vencedores da edição de 2024 foram:
Categoria Mais Tradição: Olaria de S. Pedro do Corval; Categoria Mais Empresa: Grupo Vila Galé; Categoria Mais Património: Alvalade medieval; Categoria Mais Prazeres & Sensações: O Tapete está na rua; Categoria Mais Azeite: Monte de Portugal; Categoria Mais Dormidas: Land of Alandroal; Categoria Mais Manjares: Taberna Sal Grosso; Categoria Mais Chefe: João Mourato; Categoria Mais Vinho: Quinta do Paral; Categoria Mais Enologia: António Maçanita; Categoria Mais Arte & Fotografia: Mariana Duarte Santos; Categoria Mais Literatura: Célia Correia Loureiro; Categoria Mais Música: Ana Santos; Categoria Mais Televisão Conteúdos: Senhor Rui um homem do povo; Categoria Mais Cinema: O teu rosto será o último; Categoria Mais Representação: Rui Melo; Categoria Mais Jornalismo: Nelma Serpa Pinto e Categoria Mais Iniciativa & Inovação: Biblioteca de Beja.
Tal como a Rádio Campanário noticiou, João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, foi também agraciado nestes prémios com a distinção “Excelência na Gestão Autárquica 2024”.
Nesta edição foram ainda distinguidas várias figuras da sociedade portuguesa, com ligação ao Alentejo ou não, entre elas, o Presidente do Município de Lisboa, Carlos Moedas, o autor e músico Tó Zé Brito, o actor José Raposo, a escritora Dulce Maria Cardoso, o empresário João Manuel Nabeiro e a Presidente de Évora Capital Europeia da Cultura 2027, Maria do Céu Ramos.
No que respeita a personalidades oriundas dos países de expressão portuguesa, a quem o Júri dos Prémios Alentejo deliberou, desde há já alguns anos, alargar a atribuição de prémios, durante a XXII Edição dos Prémios Alentejo 2024 foram agraciados o artista plástico angolano António Ole e o professor universitário luso-brasileiro Marco António Marques da Silva.
Foto: Revista mais Alentejo