O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu novo comunicado alertando para o agravamento das condições meteorológicas. Segundo informa “devido a uma depressão fria centrada a norte da Madeira, ocorreu uma mudança do estado do tempo em Portugal continental, estando reunidas condições para a ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, com queda ocasional de granizo, em particular nas regiões Centro e Sul, até à manhã de dia 17, domingo.”
Prevê-se que o impacto mais significativo seja no Baixo Alentejo e Algarve, Setúbal e Lisboa, zonas estas onde podem ocorrer também fenómenos extremos de vento.
“Continuam a ser expectáveis, nas regiões Centro e Sul, valores de precipitação da ordem de 10 a 20 mm acumulados numa hora, existindo também a probabilidade, em menor grau, de localmente os valores de precipitação superarem 20 mm”adianta.
Devido a esta situação, o IPMA já emitiu avisos meteorológicos de nível AMARELO e LARANJA para os próximos dias em alguns distritos . O Distrito de Beja passou para aviso laranja a partir das 06h00 desta sexta-feira. Évora e Portalegre que não estavam sob qualquer aviso passaram agora para aviso amarelo das 06h00 às 18h de sexta-feira, dia 15 de novembro.