13 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Dezembro 4, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

PACT e Universidade de Liubliana estabelecem protocolo para apostar na formação de talentos europeus

O AIRA é um dos 15 consórcios vencedores do Aviso para Candidaturas a Projetos de Formação 2024

O projeto AIRA – AI in Robotics Academy foi selecionado como um dos vencedores do Aviso para Candidaturas de Formação 2024 do EIT Deep Tech Talent Initiative. O EIT Deep Tech Talent Initiative é um projeto do Instituto Europeu da Inovação e da Tecnologia (EIT) e é financiado pela Comissão Europeia. Este reconhecimento destaca o nosso compromisso em promover educação em deep tech e capacitação na Europa.

O Aviso para Candidaturas de Formação convidou organizações a criarem cursos inovadores, formação e programas de desenvolvimento de competências com o objetivo de capacitar indivíduos com conhecimentos especializados em deep tech. As candidaturas tiveram de se focar numa das seguintes áreas-chave: Computação Avançada e Computação Quântica, Materiais Avançados, Inteligência Artificial, Cibersegurança, Robótica, Semicondutores, Tecnologias Verdes, ou Tecnologias Imersivas. O objetivo do Aviso foi envolver um conjunto diversificado de organizações comprometidas com promover educação em deep tech, fomentar colaboração dentro do ecossistema de deep tech, e desenvolver mão de obra qualificada e inclusiva.

Este ano, 97 consórcios, representantes de múltiplas organizações de toda a Europa, participaram no Aviso. Como resultado, 15 projetos foram selecionados e receberam um financiamento total de 2,203,391.50 euros para criar e ministrar os seus programas de formação e desenvolvimento de competências.

O AIRA – AI in Robotics Academy foi apresentado em consórcio com o PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, e a Faculdade de Engenharia da Universidade de Liubliana, e foca-se em formação de deep tech na aplicação de inteligência artificial a robótica. Através desta abordagem colaborativa, pretendemos impulsionar a inovação e criar um impacto a longo prazo no ecossistema europeu de deep tech.

“Como membro do EIT Deep Tech Talent, o PACT compromete-se com o objetivo de formar talentos europeus em tecnologias emergentes para posicionar a Europa como um pilar de inovação digital. Neste projeto, trabalhamos com a Universidade de Ljubljana, prestigiada na sua faculdade de engenharia mecânica. Com esta parceria para o ensino de deep tech, queremos contribuir para a capacitação do Alentejo em inteligência artificial e robótica, como o PACT já tem vindo a fazer ao longo dos anos.”, afirma Soumodip Sarkar, Presidente Executivo do PACT.

O projeto teve início a 14 de outubro e pretende capacitar 500 indivíduos até novembro de 2025. Sob este aviso, o projeto recebeu financiamento equivalente a €134 454,02 para criar e ministrar esta formação.

Populares