11.4 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Dezembro 4, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Inicitiva pioneira, Sousel vê “nascer” marca Lãmb e lança edredão de lã de borrego

Sousel vai ver nascer o primeiro edredão de lã de borrego do mundo nasceu em Sousel, Capital do Borrego. A marca Lãmb, que vai ser apresentada no próximo dia 4 de dezembro,  junta dois conceitos de respeito pela natureza que nos orgulham.

Os responsáveis destacam que o aproveitamento da lã, que existe em grandes quantidades aqui em Sousel, na Capital do Borrego. Em comunidado explicam que a marca começou exatamente com a intenção de dar uso a um produto que estava abandonado na economia circular de toda a região. Decidimos voltar a valorizar um recurso que acompanha o conforto e isolamento térmico humano há cerca de 6.000 anos.

Em segundo lugar, a mesma nota explica que o bem-estar animal, porque os borregos necessitam ser tosquiados para poderem suportar os dias muito quentes do Alentejo. A nossa lã foi cuidadosamente tosquiada aos borregos do Pasto Alentejano, lavada depois num processo ecológico, para finalmente compor o manto que recheia o edredão. 

Os borregos são de uma das raças de ovelhas mais antigas e valorizadas: a raça merino. Trazidos para a Península Ibérica pelos mouros na idade média, beneficiaram de uma rigorosa seleção genética. O principal objetivo, mais do que leite ou carne, era conseguir lã de qualidade imbatível: fina, suave e quente. E são estas propriedades que permitem uma temperatura corporal estável, essencial para um sono ininterrupto. Além disso, a lã absorve humidade quando o corpo transpira, mantendo a pele seca para uma noite de sono mais repousante.

Como resultado, foi produzido um edredão de lã orgânica 100% pura. A marca Lãmb incorpora na mesma palavra a matéria-prima dos edredões – Lã – e faz referência ao borrego ou cordeiro através da tradução inglesa “Lamb”.

O Município de Sousel abraçou este projeto desde o início, reconhecendo o seu potencial para destacar a região como um pólo de inovação sustentável e valorização de recursos locais. Além de contribuir para a economia circular e para o bem-estar animal, o edredão de lã de borrego reflete o compromisso da região com práticas ecológicas e tradições que unem história, natureza e qualidade de vida. Este produto reforça a identidade de Sousel como Capital do Borrego, combinando inovação e tradição para alcançar os mercados nacionais e internacionais.

A sessão oficial do lançamento da marca Lãmb, bem como a abertura da primeira loja física estão marcados para o próximo dia 4 de dezembro, pelas 16:00h, no edifício do Mercado Municipal de Sousel.

Populares