A denúncia pública foi feita à boleia do Facebook durante esta quinta-feira. Uma moradora de Évora revelou ter sido burlada na Avenida Batalha do Salado, na Tapada, onde foi abordada por um homem que vestia uma camisola de bombeiro, justificando estar a fazer um peditório de Natal. Depois de contribuir, ligou para o quartel e recebeu a garantia de que os bombeiros não estavam a fazer nenhum peditório. Isso mesmo foi confirmado à Rádio Campanário pelo próprio comandante.
Ainda assim, outros moradores terão visto e sido abordados pelo mesmo homem, enquanto a denunciante assume já ter feito queixa na PSP. Há mesmo quem garanta ter visto o suspeito despir a camisola vermelha, semelhante às indumentárias dos bombeiros, e introduzi-la num saco.
“Disseram que era um indivíduo fardado que andava a bater às portas. Mas também há quem diga que se trata de uma firma particular, que faz uns sorteios com umas rifas. Nós o que fazemos é alertar as autoridades para ver se eles têm a licença do Ministério da Administração Interna. Não podemos fazer mais nada”, refere o comandante Rogério Santos.
Assume que da parte dos bombeiros nunca é este o procedimento. “Não fazemos nada assim, nem queremos. Se houvesse alguma campanha, divulgávamos primeiro nas nossas redes sociais”, sublinha, alertando a população para a necessidade de denunciar às autoridades algum caso suspeito.