Integrada no programa de abertura da Bienal Cultural Monsaraz Museu Aberto de 2016, dia 15 de julho, pelas 20h30, será inaugurada na igreja de Santiago – Galeria de Arte, em Monsaraz, a exposição Imagens de uma vida – Fotografia de João Cutileiro, que contará com a presença do Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes.
Trata-se de uma colaboração da Direção Regional de Cultura do Alentejo com a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, no âmbito da Bienal Cultural Monsaraz Museu Aberto – 2016 que, este ano, celebra o seu 30.º aniversário.
Convidado a fazer uma exposição no momento em que se comemoram os 30 anos do evento, recorda-se a curiosidade de ter sido em Reguengos que o escultor João Cutileiro expôs pela primeira vez, em 1951, quando tinha apenas 14 anos.
A fotografia de Cutileiro integra a sua obra na perspetiva do aprisionamento do real, na captura do instante, do gesto, do olhar.
Para esta exposição foi selecionado um conjunto de trabalhos da sua coleção particular, centrada no retrato, cujas fotografias apresentadas fazem o pleno da vida do artista.
A mostra poderá ser visitada até 4 de setembro de 2016.