6.8 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Dezembro 11, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Dar um “saltinho” a Badajoz para comprar gás a metade do preço. Quando o frio mais aperta

Os alentejanos que vivem na zona da raia sabem que cruzar a fronteira para comprar botijas de gás do lado espanhol é uma prática corrente entre a população, há longos anos, face à diferença de preços observada entre ambos os países. Mas nos últimos dias, à medida que o frio foi ganhando escala, esta modalidade aumentou de forma significativa, segundo confirmam representantes de postos de combustíveis de Badajoz.


Tanto as botijas de gás butano como propano registam aos dias de hoje um valor de quase metade do preço do lado de lá da fronteira. O butano custa 16,61 euros em Espanha e 32,15 em Portugal. Ou seja, menos 15,54 euros. Já o propano – mais utilizado pela restauração – está a 14,62 euros em Espanha e em Portugal a 32,29. Mais 17,67 euros.

Um dos funcionários de uma área de serviço de Badajoz assinalou esta terça-feira à Rádio Campanário que tem “notado uma maior afluência de clientes portugueses que carregam as malas dos carros com duas e, às vezes, três botijas de gás”, sublinha, admitindo que há muitos anos que tem clientes portugueses a comprar bilhas de gás, “mas nos últimos dias tem havido mais vendas, talvez por causa do frio”, acrescentou.

Recorde-se que os vendedores já há vários anos que se descartaram de qualquer responsabilidade no caso dos clientes serem intercetados por alguma operação policial. O facto dos compradores não possuírem guia de transporte para Portugal deixa-os em situação de infração tributária.

A legislação portuguesa exibe uma regulamentação do transporte de mercadorias perigosas por estrada que permite transportar duas botijas de Espanha para Portugal. Contudo, o código dos impostos especiais de consumo sujeita a imposto o transporte de gás, produtos petrolíferos e energéticos de um país para o outro.

A GNR confirma que no caso de ser detetado algum transporte de botijas de gás ou jerricãs de combustível em viaturas particulares durante uma ação de fiscalização, será elaborado o respetivo auto de contraordenação que será remetido para a autoridade tributária por se tratar de uma infração fiscal.

Populares