O Município de Vila Viçosa tem a decorrer a campanha “Comércio Com Vida 2024”, a qual tem o objetivo de dinamizar o Comércio Local, nesta época natalícia. Esta iniciativa resulta da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Vila Viçosa, as Freguesias de Bencatel, Ciladas, Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu e Pardais, os comerciantes, empresas e empresários do Concelho e o NERE – Associação Empresarial.
Por compras superiores ou iguais a 15 euros será atribuído um cupão, que será alvo de sorteio no fim da campanha.
Neste ano de 2024 são cerca de 130 os Espaços Aderentes , em vários sectores.
Júlia Maurício, reside em Vila Viçosa e habitualmente faz as compras no comércio tradicional. Sobre a campanha em vigor “considera ser uma boa iniciativa, especialmente para ajudar o comércio local” mas entende que a mesma “se devia repetir ao longo do ano”, não com esta iniciativa que está direcionada para a época natalícia mas que se pensasse todos os dias nos pequenos comércios.
Na opinião desta Calipolense as grandes superfícies vieram retirar clientela aos pequenos negócios. Considera que muitas vezes as pessoas caem no engodo das promoções e acabam por, muitas vezes, ir atrás de “ publicidade enganosa”. Defende que, por exemplo , a nível alimentar os produtos “oferecidos pelos pequenos comerciantes têm muito mais qualidade” .
Para este Natal, Júlia Maurício reúne como sempre a família à mesa, numa consoada onde o bacalhau não pode faltar. Ainda não comprou mas pela pesquisa de mercado que já fez, “o preço não subiu muito”. Quanto ao “ouro líquido”, imprescindível para regar uma boa posta de Bacalhau, “a descida de quase 5 euros que já se verifica representa uma boa notícia para quem tem que o comprar para o Natal.”
Com mais ou menos dificuldades, o Natal Português “sabe” a Bacalhau, bolo Rei , Tronco de Natal, entre outras iguarias com os Portugueses a honrar a tradição.
Consulte aqui os comércios aderentes: