Costuma dizer-se que o Natal é das crianças. Talvez por isso, pelo brilho que esta época natalícia traz aos mais pequenos, pela magia, pelo encantamento com o Pai Natal e com os chocolates e presentes que lhes adoçam a alma, de todas as valências da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, onde nesta altura do ano se realizam as habituais festas de Natal, a do Lar Juvenil é sempre a mais espcial.
A mesa administrativa, funcionários e técnicos dão o seu melhor, à semelhança do que fazem diáriamente, mas nesta altura com mais relevância, para que as 15 crianças que estão na Instituição tenham um Bom Natal e que esta época do ano seja passado sobretudo envolta em muito amor, atenção e carinho.
A Rádio Campanário esteve presente e testemunhou isso mesmo. Uma festa de partilha, um Natal “embrulhado” em abraços e muitos sorrisos.
Jorge Rosa, Provedor da Instituição, em declarações à Rádio Campanário, não escondeu a emoção que sente sempre que fala desta valência da Misericórdia. Explica-nos que “estas crianças estão ao cuidado da Instituição e por isso merecem, não apenas nesta época do ano, de toda a nossa dedicação” realçando o empenho de toda a equipa da Misericórdia nesta função.
Com capacidade para 16 crianças, o Lar Juvenil acolhe atualmente 15 crianças com faixas etárias entre os 2 a 3 anos e os 17, sendo que podem ficar na Instituição até aos 21 anos de idade.
Jorge Rosa salienta que apesar das dificuldades desta valência, problemas que surgiram com a comunidade religiosa que era responsável pela Gestão deste Lar, factos que são do conhecimento , ” a Instituição está muito empenhada na reabilitação de todo o funcionamento do Lar, estando a trabalhar árduamente para dar as melhores condições de segurança e bem estar aos mais pequenos que ali se encontram.”
Na prossecução da missão que está na génese da Misericórdia, ajudar as pessoas que precisam, independente da sua idade, o Provedor da Instituição reitera que “temos feito todos os esforços para manter esta valência ativa e tudo faremos para que assim continue, para que estas crianças, que não têm família, possam ter-nos a nós para cuidar delas e para que nunca se sintam sozinhas no mundo.”
De sorriso em sorriso, com o brilho no olhar , entre o burburinho próprio de um espaço onde se respira a alegria dos mais pequenos, na noite desta terça-feira, no Lar juvenil da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viços sentiu-se e viveu-se o verdadeiro espírito natalício : a magia fez-se presente, o amor perfumou o ar que se respirava e assim se “fez” Natal numa casa onde se celebram os valores desta época, 365 dias por ano!