Com o Natal à porta, pensar nesta época do ano é reviver e viver momentos passados juntos daqueles que mais gostamos. O Natal significa união, família, alegria e confraternização mas esta época festiva pode ser também uma época do ano solitária, principalmente para os mais idosos.
Para combater esta solidão e ao mesmo tempo proporcionar encontros e reencontros, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa tem, nesta altura do ano, a preocupação de, em cada uma das suas valências, realizar a já tradicional festa de Natal, momentos de partilha e de convívio entre utentes, famílias, mesa administrativa e funcionários da Instituição.
Depois de realizadas as festas de Natal das crianças e dos centros de dia de São Romão e Bencatel, realizou-se este domingo a festa no Lar de Idosos de Vila Viçosa, uma valência que acolhe 75 utentes.
Sob o lema do Amor, a tarde foi repleta de emoções numa dinâmica preparada pelos funcionários com o mesmo amor e a mesma dedicação a que já nos habituaram quando se trata de “mimar” os seus idosos. Apesar da idade, também os próprios utentes recriaram um presépio, exemplo de que a idade não é impeditiva de nada.
Jorge Rosa, provedor da Instituição há mais de duas décadas, era um homem visivelmente feliz e ao mesmo tempo emocionado e orgulhoso. Pelo trabalho que desenvolve em prol de uma missão que abraçou dedicando-se a ela de alma e coração mas acima de tudo grato pela equipa de funcionários e dirigentes que tem ao seu lado.
Em entrevista à Rádio Campanário, o Provedor da Misericórdia de Vila Viçosa sublinha “a missão desempenhada por todos, uma causa bonita e estimulante mas ao mesmo tempo difícil e exigente” e enaltece o papel essencial de quem “trabalha nesta casa 24 horas por dias nos 365 dias do ano.”
Com o término de 2024 quase aí e 2025 já a espreitar, inicia-se o novo ano “com o sentimento de missão cumprida” mas com a consciência “dos desafios que o próximo ano trará”, nada a que não esteja já habituado pois como o próprio refere “todos os dias há problemas”.
Mesmo perante as adversidades acredita que esta “é a sua missão de vida” evidenciando que “esta é também uma missão de toda a comunidade , que tem obrigação de homenagear os idosos , tratando-os com o respeito, amor, atenção e carinho que merecem.”
Numa tarde especial, os funcionários foram incansáveis para que este fosse um dia diferente para todos os utentes. Entre sorrisos, abraços, danças e categorias, no lar da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa este foi um domingo de muito amor, um reforço de um sentimento que “mora” todos os dias nesta casa e no coração de quem aqui vive e de quem por ela zela.
A Rádio Campanário, esteve mais um ano presente nesta bonita festa. Gratos pela possibilidade de partilhar estes momentos que nos enchem o coração, partilhamos agora com os nossos leitores as imagens: