18.7 C
Vila Viçosa
Domingo, Novembro 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Hospital de Évora na lista dos hospitais que dispensam gratuitamente e sem suporte legal medicamentos aos doentes

O Hospital do Espirito Santo de Évora (HESE) está na lista dos hospitais que dispensam gratuitamente e sem suporte legal medicamentos aos doentes.

Os dados são de uma auditoria às farmácias hospitalares, da Inspeção Geral das Atividades em saúde (IGAS), direcionada para a utilização racional do medicamento.

De acordo com o documento, foi nos centros hospitalares do Alto Ave (CHAA), do Porto (CHP), Universitário de Coimbra (CHUC) e nos hospitais Distrital da Figueira da Foz (HDFF) e Espírito Santo de Évora (HESE) que se verificou esta despesa anual tão elevada. O recordista entre as cinco entidades é o Centro Hospitalar do Porto, com consumos superiores a 24 milhões de euros em 2012, 43 milhões em 2013 e 26 milhões em 2014.   

A dispensa gratuita de medicamentos sem suporte legal aos doentes em ambulatório é considerada uma má prática e é uma porta aberta para eventuais atos ilícitos. Só em três centros hospitalares e dois hospitais, a despesa, sem o devido suporte legal, foi de 36,2 milhões de euros em 2014.

A dispensa de remédios sem suporte legal não é a única fragilidade das farmácias hospitalares. Foram detetados, ainda, medicamentos em fim de prazo, falhas de segurança nos armazéns e há contratos de compra de remédios que não foram registados no portal Base, que mostra na internet os contratos públicos.

 

 

Populares