A Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção, a valência mais recente da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, também preparou uma festa de Natal, à semelhança de todas as outras da instituição, na tarde do dia de quinta-feira, 15 de dezembro.
O momento de convívio e confraternização entre os utentes, cuidadores e familiares teve início pelas 15h30, tendo reinado a boa disposição e onde os utentes tiveram um papel ativo na comemoração desta data festiva.
A Rádio Campanário acompanhou o momento e registou-o. No final falou com o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, Jorge Rosa que evidenciou a dedicação que tem que existir por parte de todos, desde o provedor, à mesa administrativa, aos técnicos e aos funcionários.
Jorge Rosa referiu que faz parte da Missão da Misericórdia de Vila Viçosa, “prestar cuidados”, mas também “comemorar” através “da nossa Festa de Natal”. É nesse espirito”, como diz, “que aqui nos encontramos todos, a equipa, junto com os idosos e os doentes a comemorar este dia”.
O provedor salienta que a Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção “visa reabilitar e tratar as pessoas com grande dependência e que se destina a fazer valer essa missão todos os dias”, tendo “30 utentes” e estando “completamente lotada”.
Salienta que “é uma unidade de acamados com grande dependência e que exige cuidados de higiene, alimentação, fisioterapia, reabilitação, cuidados médicos, de enfermagem”, pelo que, a equipa que está afeta à unidade, “trata todas as vertentes desses cuidados”, dedicando-se “ao longo do ano a fazer esse trabalho todos os dias, 24 horas por dia nos 365 dias do ano” o que exige dedicação e empenho de todos os funcionários”.