Foram apresentados este sábado, dia 17 de dezembro, em Juromenha, na Junta de Freguesia, três projetos académicos de João Timóteo, Alexandre Vicente, Nuno Segura e André Bengochea, desenvolvidos para a Fortaleza de Juromenha em 2012, e uma exposição com maquetas e paneis com desenhos de cada um dos projetos.
O intuito da iniciativa passa por promover o dialogo e o pensamento critico sobre um território com enormes potencialidades e que parece estar na atualidade esquecido.
A Rádio Campanário esteve presente no evento e falou com João Timóteo que nos explicou que os projetos apresentados “foram realizados em ambiente académico na Universidade Autónoma de Lisboa e feitos ao longo do 5º ano de Mestrado, o último ano do curso, para promover o diálogo entre os arquitetos e a população e as pessoas que podem realmente fazer alguma coisa para dar continuação a um projeto de intervenção numa Fortaleza que está atualmente ao abandono”.
Para que este projeto tenha viabilidade, é necessário o dialogo e a exposição “para que as pessoas possam vir cá e ver que há alguém que quer fazer alguma coisa em relação a isso e mostrar que é possível através de algumas propostas concretas, trazer alguém que queira investir”.
João Timóteo salienta que “a Fortaleza de Juromenha tem tantas possibilidades, é só preciso ter ideias e promove-las junto de quem as pode realizar”.