16.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Iluminação pública de Reguengos de Monsaraz distinguida em prémio internacional

A iluminação pública com lâmpadas LED na cidade de Reguengos de Monsaraz ficou classificada entre os 16 finalistas do prémio Aurorália 2012. O galardão, que tem por objetivo distinguir as melhores iniciativas em termos de iluminação urbana sustentável, é organizado pela LUCI e pela Schréder, e classificou nos primeiros 16 lugares projetos provenientes da Colômbia, Chile, Bélgica, Alemanha, Itália, Reino Unido, Estados Unidos da América, França, México, Alemanha e Portugal.

A Rádio Campanário falou com o autarca reguenguense, José Calixto, que falou do projeto que teve por objetivo dotar as principais artérias da cidade com uma iluminação mais sustentável em termos ambientais e financeiros, já que agora o município paga apenas 20% daquilo que pagava anteriormente, com a iluminação convencional.

O projeto em Reguengos de Monsaraz, implementado em 2012, representou um investimento superior a 200.000 euros, referiu o edil, tendo sido financiado em 80 a 85% por fundos comunitários do QREN. José Calixto garantiu ainda que o município tem outros projetos pensados e vai concorrer sempre aos apoios europeus, uma vez que “aquilo que resta às autarquias, em termos de investimento, é o acesso a fundos comunitários devido à escassez de recursos próprios, por via de reduções constantes de receitas municipais”.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/Reguengos%20LED22jan.MP3{/saudioplayer}

Este ano, os jurados do prémio Aurorália classificaram em primeiro lugar um projeto belga, em segundo lugar ficou Valença, em Portugal, e a encerrar o pódio ficou um projeto originário dos EUA. No ano transato, em 2011, foi a cidade alentejana de Arraiolos que arrecadou a medalha de ouro. 

Populares