11.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Volta ao Alentejo em Bicicleta foi apresentada esta terça-feira com o anúncio do regresso ao escalão 2.1

Decorreu esta terça-feira, 7 de fevereiro, a apresentação da 35ª Volta ao Alentejo em Bicicleta, prova que decorrerá entre os dias 22 e 26 de fevereiro.

Com início em Portalegre e final em Évora, a “Alentejana” trepou mais um degrau na hierarquia da UCI – União Ciclista Internacional e regressa ao escalão 2.1 abrindo portas à participação de mais e melhores equipas do ciclismo mundial.

19 Equipas, entre elas a Movistar, formação que venceu o ranking mundial, em 2016, vão competir nos quase 900 quilómetros da competição organizada pela Podium Events em parceria com a CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central. Para Joaquim Gomes, diretor da Volta ao Alentejo, nesta edição da prova “asseguramos, mais uma vez, a presença nas quatro sub-regiões do Alentejo com o envolvimento de cerca de três dezenas e meia de Municípios”. A subida de escalão é também motivo de orgulho. “É um passo, importante, rumo à recuperação do estatuto internacional que a prova ostentou nos anos 90. Sem usufruir, naturalmente, de grandes percursos montanhosos, as planícies alentejanas revelam, há muito, outros argumentos que, aplicados ao fantástico mundo do ciclismo, têm proporcionado épicas batalhas na luta pela liderança, quer da  “Alentejana”, quer da Volta a Portugal”, relembra Joaquim Gomes.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Volta ao Alentejo vai começar na capital do alto Alentejo. De Portalegre a Castelo de Vide, o pelotão de 152 homens vai enfrentar o percurso mais pequeno (158 quilómetros), mas também o mais difícil com quatro contagens de montanha no Parque Natural da Serra de São Mamede. A chegada a Castelo de Vide está prevista para as 16 horas, horário previsível para todos os finais de etapa.

Após um trajeto inaugural mais montanhoso, o pelotão vai começar a rasgar as estradas da planície, entre Monforte e Portel, com o “Grande Lago” Alqueva, como pano de fundo. A segunda etapa (170 quilómetros) terá um único prémio de montanha em Monsaraz. A terceira tirada, a mais longa, com 208 km, levará a caravana de Mourão até Mértola, a “Capital “do Vale do Guadiana. O quarto dia de prova vai começar em Odemira, e, após 175 quilómetros, em que o Litoral Alentejano somente se deixa encobrir pela Serra de Grândola, vai terminar em Alcácer do Sal.

No fim, e a caminho da cerimónia de coroação do 35º vencedor da Volta ao Alentejo, será feita a ligação de quase 170 quilómetros entre Ferreira do Alentejo e Évora, com o Baixo Alentejo a devolver, simbolicamente, a prova ao Alentejo Central.

Resumo Etapas 2017

1ª Etapa – 22.02 – Partida Simbólica: 12h00 – Portalegre / Castelo de Vide – 158km

2ª Etapa – 23.02 – Partida Simbólica: 11h50 – Monforte / Portel – 171,3km

3ª Etapa – 24.02 – Partida Simbólica: 10h50 – Mourão / Mértola – 208,0km

4ª Etapa – 25.02 – Partida Simbólica: 11h45 – Odemira / Alcácer do Sal – 175,2km

5ª Etapa – 26.02 – Partida Simbólica: 11h50 – Ferreira do Alentejo / Évora – 168,9km

Populares