Quatro concelhos Alentejanos, Alandroal, Castelo de Vide, Ferreira do Alentejo e Reguengos de Monsaraz assinaram esta quarta-feira os protocolos de parceria com o Estado para a cedência de instalações para a GNR.
Segundo os protocolos, compete às autarquias apresentar o projeto de reabilitação dos edifícios, para serem submetidos à validação do Ministério da Administração Interna (MAI).
Cabe ainda às autarquias apresentar a candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) que financia as obras em 85%.
Em declarações à Rádio Campanário, João Grilo presidente do Município de Alandroal, considera o protocolo extremamente importante, porque permite o financiamento para a construção do Quartel da GNR no Alandroal, estando também previsto no documento 10% para equipamento, ficando a cargo do município apenas 5% do valor da obra, num total de 700 mil euros.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/gnr%20alandroal21fev.MP3{/saudioplayer}
O novo posto resultará da reconversão do antigo posto da Guarda Fiscal, que durante muitos anos, funcionou como biblioteca municipal.
Recorde que a GNR de Alandroal está há vários anos instalada provisoriamente numa vivenda particular adaptada, sem as condições que se exigem à prestação de um serviço de qualidade à população.
Durante a assinatura dos protocolos o Ministro Miguel Macedo anunciou para breve mais contratos com outras câmaras.