O concelho de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, será o primeiro destino turístico de Portugal a receber o sistema de sinalização e informação turística inteligente, que consiste em aparelhos eletrónicos denominados “beacons”.
Fazendo a interação recorrendo ao BLE – Bluetooth Low-Energy para smartphones, estes dispositivos poderão ser encontrados no posto de turismo e em placas de sinalização turística pedonal.
A aproximação do turista a estas placas despoletará a receção, no seu smartphone, de informações em vários idiomas, relativas à sua localização e pontos turísticos relevantes na sua proximidade, assim como unidades hoteleiras, de restauração e a programação cultural do concelho.
Esta solução prevê um desenvolvimento económico do concelho, da interação entre os turistas e os locais, assim como uma melhoria do impacto visual paisagístico e urbano, ao homogeneizar e reduzir a sinalização.
Aranda de Duero, em Espanha, é o único outro destino turístico inteligente da Europa, que utiliza esta tecnologia desde 2014.