“Llave del Romance Mudo de la Vida de San António de Padua” é o nome da exposição que inaugura dia 18 de abril, pelas 18 horas, no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora.
Esta exposição divulga a coleção de Gravuras do Museu, fomentando o estudo e a fruição desta arte, a partir da qual se desenvolverão ações de carácter criativo e pedagógico, dirigidas sobretudo a estudantes de Artes Visuais, do Ensino Básico e Secundário e dos ciclos universitários.
O núcleo principal da exposição é composto por um conjunto de seis gravuras de Joseph Giraldo, do século XVIII, contendo cada uma 48 pequenas gravuras, numeradas, que constituem a ” Llave de Romance Mudo de La Vida de San Antonio de Padua”.
Em cada folha são indicados objectos-chave para se descodificar os enigmas e é narrada, sucinta e simbolicamente, a vida de Santo António.
A exposição, que estará patente até 31 de dezembro de 2017, apresenta também uma gravura do túmulo de Santo António, desenhada por Franciscus Bataglioti e gravada por Dionigi Valesi, e treze chapas de gravura em cobre, da coleção de Frei Manuel do Cenáculo.
A organização é da Direção Regional de Cultura do Alentejo – Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo.