17.6 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Iniciativa Olimpíadas do Património de Vila Viçosa, “prepara e sensibiliza os mais jovens para os valores da nossa cultura”, afirma Presidente da Fundação Casa de Bragança (c/som e fotos)

Decorreu quarta-feira, dia 3 de Maio, a entrega de prémios das Olimpíadas do Património D. João amaral Cabral.

Promovida pela Fundação da Casa de Bragança em parceria com a Câmara Municipal de Vila Viçosa, as jornadas abrangeram os alunos dos agrupamentos de escolas de Vila Viçosa, Portel e Crato, tendo os primeiros alcançado a melhor classificação.

Manuel Condenado, Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, presidiu à cerimónia e falou com a Rádio Campanário, sobre a importância do evento, para o Vila Viçosa.

As Olimpíadas do Património, explica Manuel Condenado, objetivam “divulgar e conhecer o património calipolense”.

A iniciativa inclui na sua denominação o nome do Dr. João Amaral Cabral, como forma de homenagear a pessoa que, enquanto Presidente do Conselho Administrativo da Fundação da Casa de Bragança, “muito trabalhou e de forma empenhada pelo património calipolense”.

O presidente do município realça a importância do “envolvimento da comunidade escolar, dos professores, dos alunos e também das famílias”, em iniciativas direcionadas para a valorização e divulgação do património calipolense, numa altura em que Vila Viçosa é candidata a Património da Humanidade da Unesco.

Futuramente, Manuel Condenado acredita possuírem “experiência suficiente […] para dar um salto qualitativo, e alargar as áreas geográficas”, envolvendo nas jornadas agrupamentos escolares de outros distritos.

O património deve ser conservado e valorizado, pois, lembra o autarca, “é que o deixamos às novas gerações”.

Também Alberto Ramalheira, Presidente do Conselho Administrativo da Fundação da Casa de Bragança, recorda Dr. João do Amaral Cabral, seu antecessor e aqui homenageado, como “um grande promotor da cultura nesta terra de Vila Viçosa”.

“Estas olimpíadas que são organizadas são um fator extremamente muito positivo e muito voltado para o futuro”, afirma, preparando e sensibilizando a juventude para os valores culturais e históricos.

Este evento dá esperança de que “a nossa cultura tem quem a cultive”, declara Dr. Aberto Ramalheira.

O Presidente da Fundação mostra-se recetivo a todas as iniciativas que surjam no âmbito de “dar a melhor conhecer toda esta riqueza cultural que nós possuímos”.

Rui Sá, Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, comentou à Rádio Campanário os melhores resultados conseguidos pelos alunos de Vila Viçosa. Orgulhoso dos seus, declara que, naturalmente, “os testes e os questionários estarão mais relacionados com património de Vila Viçosa, daí os alunos de Vila Viçosa terem um melhor conhecimento, e provavelmente […] será também fruto das aulas, e do que os professores aí fazem”.

Estas iniciativas são “uma questão de divulgar não só o nome de Vila Viçosa, como o seu património, os seus valores, a cultura”.

 

{gallery}vv_entrega_premios_jornadas_patrimonio_abril17{/gallery}

Populares