14.8 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Município de Vila Viçosa prevê entregar “até Setembro de 2018” a Candidatura a Património Mundial da UNESCO (c/som)

Vila Viçosa que integra a Lista Indicativa de Portugal, composta por 22 bens, a Património Mundial da UNESCO, com a candidatura denominada “Vila Viçosa, vila ducal renascentista“.

O Processo de atualização da Lista Indicativa ficou concluído em Maio do ano anterior, foi conduzido pela Comissão Nacional da UNESCO, e decorre da recomendação da UNESCO de que as Listas Indicativas dos Estados sejam atualizadas a cada 10 anos.

Com a intencionalidade de saber em que estado se encontra este processo, a Rádio Campanário foi falar com Manuel Condenado, Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, que nos revelou estarem a “constituir as comissões”.

Neste momento “estamos a preparar o dossier”, refere o Presidente do Município, acrescentando que estão a ser feitos contactos com estudiosos, historiadores, urbanistas e cientista “no sentido de elaborarem os textos”.

O Autarca refere ainda que “até Setembro de 2018 é nosso objetivo entregar o dossier completo, na UNESCO”.

Com um protocolo de colaboração assinado entre a Fundação da Casa de Bragança e a Câmara Municipal de Vila Viçosa, celebrado a Dezembro de 2016, a RC aproveitou a ocasião para falar em torno do mesmo assunto com Alberto Ramalheira, presidente do Conselho Administrativo da Fundação da Casa de Bragança, que começou por dizer que “é um aspeto em que nós vamos colaborar o mais possível”.

“Sei que temos concorrentes muito valiosos, com valores culturais também muito grandes”, disse o presidente da Fundação, “mas temos um período suficientemente longo para nos prepararmos adequadamente”, acrescentou.

Alberto Ramalheira, diz ainda ter esperança que “não seremos os primeiros ou os segundos, mas haveremos ser vencedores desta candidatura”, menciona ainda a “intenção de entregar o nosso processo de candidatura em Setembro do próximo ano”, e pensa que “não serão necessários decorrer os 10 anos, mas podemos admitir que 4 a 5 anos poderá ser o suficiente para nos fazer chegar ao topo”.

Populares