Foi inaugurado, dia 25 de maio, o Parque Industrial dos Arcos, com presença do presidente do Município de Estremoz e do presidente da Junta de Freguesia dos Arcos.
Em declarações à RC, Luís Mourinha, presidente da Câmara Municipal de Estremoz, congratula-se por esta vitória, após 20 anos, afirmando que “tivemos muitas dificuldades, muitos empecilhos”.
Encontrando-se em fase de organização e planeamento, para distribuição harmoniosa das diferentes industrias, afirma que “todos os dias temos procura de lotes”.
Tendo sido feito um investimento avançado por parte da câmara no valor de 5 milhões de euros, o autarca avança que “estamos a espera que os fundos comunitários também abram para podermos concorrer”, e assim reaver o valor do investimento.
A localização da zona industrial presentemente inaugurada, foi pensada tendo em mente a facilidade de acesso à autoestrada e a Estremoz.
O presidente do município diz que já existem cerca de duas dezenas de lotes atribuídos, não sendo o número superior devido a “incompatibilidades que não podemos permitir”.
António Maria Broa, Presidente da Junta de Freguesia dos Arcos, vê neste projeto uma forma de inverter a tendência de “desertificação da freguesia”, através da criação de postos de trabalho e consequente fixação de pessoas.
O autarca avança ainda que a Junta de Freguesia é frequentemente contactada por pessoas que visam informações relativamente aos lotes da zona industrial.
Denota, atualmente, um aumento da procura de habitação na sua freguesia, tanto em termos de arrendamento como de aquisição.
Presente na cerimónia de inauguração este também Mário Bernardo, investidor no Parque Industrial dos Arcos.
Com um projeto em curso para “produção de azeitona e de tremoço”, disse à RC que a sua escolha para fixação da sua empresa se deveu a “uma excelente localização e está muito bem infraestruturado”.
O investidor denota muitas vantagens neste espaço, relativamente às contrapartidas proporcionadas pelo município, com “facilidades burocráticas”, que, cumprindo a legislação, foi simplificada “ao máximo”.
No que respeita aos valores, tendo em conta a relação qualidade-preço, o investidor diz que “o preço é francamente baixo”.
{gallery}estremoz_inauguracao_parque_industrial17{/gallery}