Começou este domingo, 28 de Maio, mais uma edição da “Minicopa” calipolense que teve lugar no campo de jogos João Figueiredo em Vila Viçosa.
A organização esteve a cargo do Calipolense e da Câmara Municipal de Vila Viçosa, tendo iniciado no passado domingo (28 de Maio) com os jogos de equipas de Iniciados, e terminará no fim de semana seguinte onde estarão no relvado as equipas de Petizes, Benjamins, Traquinas e Infantis.
Assim sendo, o Calipolense recebeu o Barreirense, Geração Benfica de Évora, Canaviais e as equipas espanholas Don Bosco e Santa Isabel.
João Frade, Coordenador da equipa calipolense, esteve á conversa com a Rádio Campanário no decorrer do torneio.
“Neste momento temos 52 equipas inscritas, é um recorde em Vila Viçosa”, começou por dizer João Frade, acrescentando que em 9 edições é a primeira vez que tal feito se verifica.
“São 18 clubes” de “5 escalões” que estarão presentes ao longo de dois fins de semana de competição.
Das 8 equipas de iniciados a disputar o torneio, este domingo, “a maioria delas de Campeonato Nacional”, equipas estas que compõem “um grande torneio” e que, este fim de semana de prova, decorreu “às mil maravilhas”, segundo João Frade.
“Temos mais de 150 atletas”, refere o Coordenador que classifica como “motivo de orgulho” todo o envolvimento na formação da equipa calipolense, acrescentando que o orgulho é “nas crianças e nos pais pela confiança que depositam em nós, para sermos os lideres dos filhos a fazerem uma coisa que eles gostam, que é jogar futebol”.
João Frade considera que a paragem no futebol sénior foi das decisões “mais difíceis, mas provavelmente, mais sensatas e das mais pensadas”. Reconhecendo que seria “impossível” a construção da equipa e as “sérias dificuldades financeiras, que estão praticamente todas saldadas”.
Para esta temporada que está a terminar “a aposta foi claramente na formação”, sublinhando a equipa de Juniores em que tiveram “a sorte e o engenho” de serem campeões. João Frade adianta ainda que, com a inclusão de alguns juniores, “alguns seniores que já cá jogaram” e treinador “já falado” é “praticamente certo que vamos conseguir fazer novamente a equipa sénior”.
Sem querer revelar muito sobre o futebol sénior, João Frade mostrou preocupação em “receber bem os milhares de pessoas que vão visitar Vila Viçosa”, mencionando as mais de 1000 crianças em prova e entrega das faixas de campeão á equipa de Juniores, no dia 11 de Junho com a equipa do Louletano.
{gallery}vv_minicopa_17{/gallery}