Portalegre é o distrito português onde menos se registou infrações sob efeito de álcool ou substâncias, tendo-se registado nos primeiros 5 meses do ano 100 infrações dentro deste tipo. Logo de seguida vem o distrito de Évora, com 130 infrações, e depois vem o distrito de Bragança com 153 infrações registadas.
No extremo oposto o distrito de Aveiro registou, até à data, o maior número de infrações (1143), seguindo-se Faro (1100) e Braga (979).
Os dados surgem agora divulgados pela Guarda Nacional Republicana (GNR), que até quarta-feira (7 de Junho) estará na estrada com a operação internacional Tispol, de combate à condução sob o efeito de álcool e drogas.
A iniciar esta segunda-feira (5 de Junho) e a terminar quarta-feira (7 de Junho), a fiscalização será particularmente reforçada nas vias onde costumam ser detetadas mais infrações.
A operação, que engloba todas as polícias de trânsito da Europa e no qual a GNR é a representante nacional, aparece numa altura em que nos primeiros 5 meses do ano verificaram-se menos 934 infrações por condução sob o efeito de álcool do no mesmo período do ano passado.
Ainda assim foram 9.315 condutores apanhados, dos quais 41% (3.860) resultaram em detenções de condutores por conduzirem com taxa de álcool no sangue crime.