No próximo dia 24 de abril realiza-se um exercício de simulação de incêndio florestal transfronteiriço em Valência de Alcântara/Marvão.
O teste será realizado por equipas de combate ao fogo de Espanha e Portugal distribuídas por uma área de 940 ha e num raio de 15 Km e que obedecerão às instruções do Posto de Comando Português e Espanhol, localizado nos antigos postos transfronteiriços.
Com o objetivo de conhecermos um pouco melhor o exercício de simulação falámos com a coordenadora do projeto em Portugal, Susana Dias.
A docente explicou a importância da ação e os objetivos que se pretendem atingir.
A responsável disse ainda que por ser um exercício com duas unidades trás dificuldades acrescidas.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/Susana%20Dias_19abril.MP3{/saudioplayer}
O exercício coordenado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil de Portugal, através do Comando Distrital de Operações de Socorro de Portalegre, do Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente de Espanha e da Junta da Extremadura, é realizado no âmbito do projeto de investigação SATFOR “Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas avançadas para a melhoria, prevenção, eficácia e segurança na extinção de incêndios florestais”, desenvolvido pela empresa Tragsa, pela Tragsatec, Escola Superior Agrária de Elvas do Instituto Politécnico de Portalegre e o Centro de Investigação Florestal de Lourizán da Xunta de Galicia.