8.2 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Praga de insetos que afeta a batata já chegou ao Alentejo

A Direção-Geral de Veterinária emitiu esta semana um aviso sobre uma praga de insetos que está a afetar as plantações de batata, esta que já chegou ao Alentejo Litoral, estando para já de fora da Zona Demarcada o Alentejo interior.

Segundo a circular agora divulgada a praga de Epitrix já foi detetada em Alcácer do Sal, incluído assim este concelho na Zona Demarcada, onde tem implicações imediatas nos movimentos de batata para fora da nova zona demarcada com destino a zonas isentas do insecto, aplicando-se as medidas de emergência fitossanitárias legalmente em vigor.

Segundo a circular divulgada pela Direção-Geral de Veterinária, “atendendo aos resultados do corrente ano já disponíveis, verificou-se a presença das espécies Epitrix cucumeris e E. papa num novo concelho, Alcácer do Sal, contíguo à actual zona demarcada”. E alerta: “Em consequência da obrigatória demarcação do concelho de Alcácer do Sal, chama-se a atenção para os requisitos que se colocam a partir de agora à circulação de batata aí produzida com destino a áreas isentas, em Portugal ou em outros Estados-membros da União Europeia”.

No mesmo comunicado é ainda referido que “qualquer veículo utilizado para o transporte dos tubérculos de batata de uma zona demarcada tem de ser descontaminado e limpo de modo adequado antes de sair da zona demarcada. Também as máquinas utilizadas no manuseamento dos tubérculos de batata, limpeza e acondicionamento, devem ser descontaminados e limpos de maneira adequada após cada utilização”.

Nos campos de produção de batata na zona demarcada devem ser aplicados produtos fitofarmacêuticos homologados, aos primeiros sinais da praga, destruídos os restos de cultura com eliminação das zorras e infestantes (potenciais abrigos de hibernação) e eliminadas as infestantes hospedeiras na vizinhança da cultura, após tratamento.

O Epitrix similaris é um pequeno coleóptero crisomelídeo pertencente à família das álticas ou “pulguinhas”, cujas larvas causam estragos nos tubérculos contribuindo para a desvalorização comercial da batata.

É uma espécie exótica de origem norte americana tendo sido identificada pela primeira vez em Portugal em 2008. Outra espécie também identificada foi Epitrix cucumeris a qual apresenta uma morfologia e biologia muito semelhante à espécie anteriormente referida, mas cujos estragos nos tubérculos não são conhecidos.

Populares