A Comissão Europeia (CE) anunciou a aprovação de 89,5 milhões de euros para financiar a construção do Corredor Internacional Sul, um dos projetos mais importantes do Plano Ferrovia 2020.
A Rádio Campanário falou com o Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, que nos revelou que “esta linha férrea vai permitir uma nova ligação entre o porto de Sines e a Europa”. Ao passar pela cidade de Elvas irá tornar este território mais competitivo, aliciando novas empresas a fixarem-se, contribuindo desta forma para criar mais postos de trabalho na região.
Para o presidente do Município Elvense esta nova ligação férrea “em conjunto com a estratégia da Eurocidade” faz com que este território alentejano se possa afirmar “como um dos principais territórios entre Lisboa e Madrid”.
O primeiro concurso, para a modernização do troço Elvas-Caia, já foi lançado, apontando as previsões para que as obras se iniciem ainda antes do final do ano. Nesta altura deverá avançar o concurso o troço com maior investimento, que ligará Évora a Elvas.
Com o investimento agora anunciado, ascende a 600 milhões de euros o contributo total do Mecanismo Interligar a Europa (CEF Geral e Coesão) para o Plano Ferrovia 2020.
O presidente do Município, Nuno Mocinha, anunciou também que o comboio de transporte de passageiros irá regressar a Elvas “queremos lhe dar também uma nova valência, que é a valência turística” referindo que está a ser “preparada a volta dos passageiros à linha do Leste e para mais breve do que já foi anunciado”.