A seleção dos semifinalistas do concurso, as 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, terá início este fim-de-semana, com a primeira gala (com transmissão televisiva) acompanhada de votação telefónica ao longo da mesma. Cada uma das 7 categorias a concurso, terá uma gala, onde serão selecionadas as duas aldeias semifinalistas correspondentes.
O concurso visa demonstrar as oportunidades e o interesse em territórios, para além dos urbanos, apresentando-se com as categorias Aldeias Rurais, Monumento, Ribeirinhas, de Mar, Remotas, Autênticas e em Áreas Protegidas.
Recorde-se que a região Alentejo tem 5 aldeias a concurso, das 49 aldeias portuguesas selecionadas.
Na categoria Aldeias Ribeirinhas, cuja gala decorrerá dia 9 de julho, encontram-se a Aldeia da Luz e Santa Clara-a-Velha, do distrito de Évora.
A gala da categoria Aldeias Rurais, terá lugar dia 16 de julho, com Alegrete a concurso. A aldeia de Alegrete, apresenta-se como a única aldeia do distrito de Portalegre, ainda em concurso, em todas as categorias.
A gala para apuração das duas aldeias semifinalistas da categoria Aldeias Monumento, terá lugar dia 13 de agosto, com participação de Evoramonte e Monsaraz, do distrito de Évora.
As sete aldeias vencedoras, eleitas como as 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, serão conhecidas dia 3 de setembro, após votação de entre as semifinalistas, que terá início a 27 de agosto.