No passado mês de junho, a Câmara Municipal de Sousel assinou um acordo de incubação no Centro de Apoio a Médias Empresas (CAME), com a Cooperativa Exotic Fruits.
A Exotic Fruits direcionará a sua atividade para a fileira de figos da índia, recebendo e preparando o fruto para a sua comercialização, como explica Vítor Pinheiro, secretário da direção, em declarações à Rádio Campanário.
Na região Alentejo concentra-se a maioria dos cooperadores, distribuídos “entre os distritos de Portalegre e Évora”. Aqui podemos encontrar mais de metade dos 40 cooperadores associados.
Numa fase inicial, explica, será criado “um posto de trabalho ainda temporário”, durante os cerca de 6 meses de campanha do figo da índia. Numa fase posterior, a cooperativa prevê a criação de postos de trabalho, em proporção às necessidades da empresa.
Retirar picos do fruto e proceder ao embalamento dos figos da índia, “neste momento, vai ser a função da cooperativa”, conclui.
Em termos de postos de trabalhos indiretos, Vítor Pinheiro refere que serão envolvidas “algumas dezenas de pessoas”, no processo de apanha e distribuição do fruto.
Avança que, presentemente, “temos garantido o escoamento dos nossos figos”, contando a presente campanha com “40 toneladas de figos da índia”. A produção que a cooperativa visa receber, está prevista ser destinada em 50% ao consumo em fresco, e 50% para transformação.
A Exotic Fruits necessita neste momento, de produção, pois o facto de os pomares serem recentes, não proporciona a produção desejada.
Para a instalação da empresa em Sousel, foi realizado um investimento “muito diminuto”, declara, uma vez que a cooperativa contou com “a cedência de algum equipamento de cooperadores”, prevendo um investimento na aquisição de novo equipamento, à medida que se verifique o crescimento da empresa.
Vítor Pinheiro explicou à RC que a implementação da Exotic Fruits em Sousel, se prendeu com o facto de “a cooperativa não ter espaço físico, o que impossibilitava a continuação” da mesma. Coincidentemente, é concluído o CAME de Sousel, e após candidatura, surge a presente incubação.
Considera que a localização é “uma mais-valia […] uma vez que a maior parte dos pomares se desenvolvem aqui à volta”.
A Cooperativa Exotic Fruits New Flavours CRL, foi criada em 2014, com 15 cooperantes, contando atualmente com cerca de 40 cooperadores, distribuídos “desde Bragança […] até Mértola”, perfazendo 154 hectares de pomares de figos da índia.